Verão e fruta: eis uma associação visualizada frequentemente, quer em diversas expressões de arte, como as famosas “Naturezas Mortas” dos grandes pintores (que por sinal são cheias de Vida e cor), quer na nossa alimentação.

A abundância de cores das frutas de Verão atrai a nossa mente. Apetece comer aquela melancia vermelho-vivo, suculenta, ou os figos maduros de fazer crescer água na boca. É a altura do ano mais rica em cor. Mas na realidade estas cores traduzem-se em significados nutricionais específicos, que se reflectem no nosso sistema imunitário, prevenção de doenças oculares, tumorais e cardiovasculares.

Temos 5 grandes grupos de cores/frutas.

1. De cor roxa/azul

As antocianinas e os flavonoides, que as frutas com cores que oscilam entre o azul e o roxo possuem, conferem proteção do dano oxidativo celular (provocado pelo excesso de radicais livres nas células e também responsáveis pelo envelhecimento), prevenção do processo de carcinogénese (a formação de cancro) e mutagénese (mutação ou alteração do nosso código genético). Estas frutas são ricas em vitamina C e B, ácido fólico, potássio, fósforo e fibra. Exemplos: amoras, mirtilos, uvas tintas, figos e ameixas.

2. De cor verde

A clorofila é um pigmento verde (que dá, portanto, a cor verde a frutas e vegetais), responsável pela fotossíntese através da absorção da luz, que por sua vez permite à planta fabricar o seu próprio alimento. Sem luz a planta morre, dado que a clorofila não pode desempenhar a sua função vital. Por conterem luteína e zeaxantina, estas futas e vegetais diminuem o risco de catarata e de degeneração macular. São ricas em vitaminas C, B e K, ácido fólico e potássio. Exemplos: kiwi, abacate, uva verde e maça verde.

3. De cor branca

Devido às antoxantinas que possuem (um pigmento que varia desde a cor branca à amarela), podem ajudar a reduzir o risco de doença cardiovascular. São ricas em vitamina B1, B2 e B3, potássio e magnésio. Exemplos: banana, cereja de polpa branca, anona, meloa e pera.

4. De cor vermelha

As substâncias como o licopeno (um pigmento caratenóide rico em antioxidantes e, por exemplo em luteína, excelente para a saúde dos olhos), o ácido elágico (antioxidante) e os flavonoides (antioxidantes e anti-inflamatórios) que as frutas de cor vermelha têm, estão associadas à prevenção do cancro da próstata e do tracto urinário, redução do risco de doença cardiovascular, proteção das células aos radicais livres e melhoria da memória.

São ricas em vitamina C e B6 e ácido fólico. Exemplos: morango, framboesa, groselha, melancia, romã e goji.

5. De cor laranja/amarela

São ricas em carotenoides (beta-caroteno, luteína e zeaxantina), substâncias implicadas na proteção de doenças dos olhos. Contêm também substâncias como os terpenos, importantes na desintoxicação hepática, e os flavonoides com efeito anti tumoral.

Além de serem excelentes para consumir no Verão, devido ao beta-caroteno que não só ajuda a proteger a pele dos raios solares, como ajuda a bronzear mais depressa, também são ricas em vitaminas A, B e C e potássio.

Exemplos: laranja, clementina, manga, papaia, melão, ananás, limão e lima.

Actualmente, temos quase todas as frutas todo o ano, contudo no Verão temos uma maior variedade a preços mais baixos.

Temos também o hábito de levar fruta para a praia, por ser prático e nos dar uma sensação de frescura e de leveza.

As pessoas que são mais sensíveis do ponto de vista digestivo devem ter algum cuidado na seleção da fruta. Porquê? Basicamente porque ninguém quer chegar ou estar na praia com a barriga inchada. Isto porque os oligossacáridos, dissacáridos, monossacáridos e polióis fermentáveis (FODMAP´s) que algumas frutas contêm podem provocar ou diarreia ou obstipação, distensão abdominal e flatulência. Para além da inconveniência destes sintomas, pelo menos enquanto estamos na praia e em fato de banho, ter o nosso abdómen liso e com a silhueta o mais elegante possível.

As substâncias responsáveis por esta distensão indesejada são frutose, fructanos, galactanos e outros açucares, como sorbitol, manitol e xilitol (entre outros) e encontram-se em frutas como, por exemplo: maças, peras, pêssegos, melão, melancia, manga, cerejas, alperces, ameixas…

As frutas mais pobres em FODMAP´s são: amora, framboesa, mirtilo, banana, meloa, uva, kiwi, tangerina, clementina, laranja, abacaxi, maracujá, morango, limão, lima… qualquer destes exemplos é uma excelente escolha para levar consigo para a praia e desfrutar do Verão, com saúde e beleza.

Share: